sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

EXPRESSÕES E CURIOSIDADES PARA ENTENDER MELHOR A ATUAL NOVELA QUE FALA SOBRE A ÍNDIA E SEUS PROBLEMAS



Mas se você não entendeu alguma das palavras em hindi que aparecem na trama, a gente esclarece. Confira abaixo algumas das expressões mais usadas pelos personagens!


Are baba:

é uma exclamação. Equivale a um "pôxa!", "ô, Deus", "não brinca" ou "ah, não".

Arebaguandi:

também no sentido de "ai, meu Deus", mas o final "di" significa um respeito maior à pessoa a quem você se dirige.

Atchá:

expressão de satisfação

Atchatchatcha:

expressão que traduz muita satisfação

Baguan keliê:

“por Deus!” ou “ô, meu Deus!”

Djan:

querido, amado

Djan, djan:

“vá, vá” ou “vamos”

Firanghi:

Estrangeira

Tchalô:

“vamos!”

Ulu:

pessoa estúpida, burra

Ulucapatá:

“o maior de todos os burros!”, “grande senhor dos burros”, como traduzem os indianos

Baldi ou papa:

Pai

Mami ou mamadi:

Mãe

Bhaya:

Irmão mais velho:

Didi:

Irmã

Barepapa:

Tio por parte de pai (o mais velho)

Caca ou tchatcha:

Tio por parte de pai (o mais novo)

Mama:

Tio por parte de mãe

Massi:

Tia por parte de mãe

Dada:

Avô por parte de pai

Dadi:

Avó por parte de pai

Nana:

Avô por parte de mãe

Nani:

Avó por parte de mãe

Dalits:

Pessoas que formam a casta mais baixa também chamados de párias ou intocáveis

Brâmanes:

Pessoas que forma a casta mais alta da sociedade hindu.


SISTEMA DE CASTAS DA ÍNDIA

O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu, não apenas na Índia, mas no Nepal e noutros países e populações de religião Hindu. Embora geralmente identificado com o hinduísmo, o sistema de castas também foi observado entre seguidores de outras religiões no subcontinente indiano, incluindo alguns grupos de muçulmanos e cristãos.

A Constituição Indiana rejeita a discriminação com base na casta, em consonância com os princípios democráticos e seculares que fundaram a nação. Barreiras de casta deixaram de existir nas grandes cidades, mas persistem principalmente na zona rural do país.

Originalmente, as castas eram apenas quatro: os brâmanes (religiosos e nobres), os xatrias (guerreiros), os vaixas (camponeses e comerciantes) e os sudras (escravos).

A margem dessa estrutura social havia os párias, sem casta ou intocáveis, hoje chamados de haridchans, haryans ou "dalits". Com o passar do tempo, vem acontecendo centenas de subdivisões, que não param de se multiplicar. A origem do sistema de castas é incerta.

Sua origem parece proveniente da divisão entre o imigrante ária, de pele clara, e os nativos (dasya), denominados escravos (dasas), que se distinguiam pela pele escura. Os árias são descendentes dos povos brancos de famílias indoeuropéias.

As primeiras referências históricas sobre a existência de castas se encontram num livro sagrado dos hindus, chamado Manu, possivelmente escrito entre 600 e 250 aC.

Define-se casta como grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho, endógamo, pois ele só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo.

Um sistema que perpetua a superioridade racial dos brâmanes e outras castas mais altas sobre a maioria. Fundamental para o hinduísmo, influência toda a estrutura social e religiosa da Índia.

A descriminação de casta é proibida pela constituição, mas é socialmente importante para mais de 80% da população. Existe uma estimativa de 6.400 castas. Cada uma funciona na realidade como um grupo separado por causa das altas barreiras sociais que as separam.

* Castas alta 15,4%. Brâmanes; a casta sacerdotal.

* Castas atrasadas 56,6%.

* Castas regulares ou Dalits 18,1%. (Também conhecidos como os fora das castas, intocáveis, harijan). Geralmente destituídos, subjugados e explorados.

* Tribais ou Advasi 9,5%. Tribos suplementares que algumas vezes não são considerados parte da estrutura de castas, mas geralmente são influenciados pelo pensamento de casta.

* Outros 0,4%. Que não são considerados parte do sistema de castas. Sirios (cristãos) e refugiados Afegãos, iranianos e outros.

O sistema de castas subjuga as castas mais baixas, principalmente as mulheres. É comum você ver mulheres e até crianças trabalhando pesado na construção civil.

Embora a palavra "casta" tenha sido introduzida pelos portugueses por volta do século XV d.C., a principal característica do sistema surgiu no final do período védico. Dois termos - "varna" e "jati" - são antigos termos usados na Índia para definir o sistema de castas, sendo gradativamente substituída por alguns pelo termo casta.
Varna

Literalmente quer dizer "cor". Por volta de 600 a.C., este tinha-se tornado um padrão de classificação da população. A pele clara dos arianos os distinguia dos primeiros habitantes da Índia, que tinham a pele escura. O "varna" é uma divisão social hindu, que divide em quatro categorias a sociedade:

* Brâmanes (brahmins) eram visto como vindos da boca de Brahma;

* Kshatriyas (ou Rajputs como eles são geralmente chamados no noroeste da Índia) como guerreiros, vindo dos braços de Brahma;

* Vaishyas, uma comunidade de comerciantes, vindo das coxas de Brahma;

* Sudras, classificados como agricultores, vindo dos pés de Brahma.

Relegados para fora da civilizada sociedade hindu estavam os intocáveis ou pária (fora da casta), que recebiam apenas os serviços que eram considerados impuros ou imundos, geralmente associados com os mortos (homens ou animais) ou com excrementos.

Jati

Muitos brâmanes e Rajputs estão cônscios de seu status dentro do "varna", mas muitos indianos não querem se colocar dentro de uma das quatro categorias do "varna", mas dentro de um grupo "jati".

Existem milhares de diferentes grupos jatis em toda Índia. Nenhum destes grupos se considera como igual em status à qualquer outro grupo, mas todos são partes de uma hierarquia local ou regional.

Estes não são organizados em qualquer sentido institucional, e tradicionalmente não havia um registro formal do status da casta. Enquanto indivíduos acham impossível mudar de casta ou subir na escala social, grupos algumas vezes tentariam ganhar reconhecimento como mais alta casta pelo adoção de práticas dos Brâmanes (Brahmins) tais como tornar-se vegetariano.

Muitos costumavam ser identificados com atividades particulares e ocupações costumavam ser hereditárias. O membro de uma casta é definido simplesmente pelo nascimento. Todavia pode se ser evitado por sua casta, geralmente por desobediência as regras das castas, tal como casamento desfeito.

Como não se pode fazer parte de outra casta, tecnicamente esta pessoa se torna um sem casta ou pária. E em muitos lugares, principalmente no interior, isto pode significar que esta pessoa não poderá continuar a trabalhar e a conviver entre eles.




Fontes: www.globo.com.br , wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário