quarta-feira, 15 de julho de 2009

POLÍTICA DAS BOAS FÉRIAS










Viajar em família ou entre amigos nas férias pode ser uma prova e tanto para os relacionamentos. Se for verdade o que dizem sobre viajar junto ser a melhor forma de conhecer uma pessoa, muitas vezes as descobertas podem não ser tão agradáveis. Por isso, se você já embarcou ou está prestes a decolar num passeio em conjunto, prepare-se para ter muita paciência.

Em quase todos os casos, com o passar dos dias (ou das semanas) a alegria dos primeiros momentos dá lugar a pequenos aborrecimentos com o uso dos banheiros, a divisão de alimentos, a falta de consenso sobre visitas a pontos turísticos, briga entre filhos, discussões de casal… A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado com uma boa dose de planejamento e tolerância. Veja algumas dicas que preparamos para você estabelecer a política das boas férias:

- Antes da viagem, pesquise os atrativos locais e discuta com os seus parceiros de aventura o que todos querem fazer. Assim você pode ir preparada para fazer atividades em conjunto ou solitária. A maioria das pessoas gostam de praia, mas nem todas se arriscam num esporte radical, como rapel, por exemplo. Se você estiver com vontade, faça, ainda que sozinha. Só não obrigue ninguém a fazer o que não tem vontade, nem se sinta obrigada a agradar. Apenas divirta-se!

- Leve tudo o que você imagina que vai precisar ou vá prevenida para comprar no seu destino. Não considere a possibilidade de pedir coisas emprestadas. Até mesmo amigos íntimos acabam ficando incomodados em ceder seus pertences.

- Se for levar crianças, tenha uma boa conversa sobre a conduta delas durante o passeio. Até mesmo as férias exigem disciplina no que diz respeito a tratamento interpessoal e horários.

- Se a hospedagem for uma casa de praia alugada em grupo, estabeleça horários para banhos. Isso evita um dos maiores conflitos das viagens, afinal combinado não sai caro. Exceções são sempre bem-vindas, desde que seja de acordo mútuo.

- Defina com atencedência a política para a alimentação. Se todos forem fazer suas refeições em restaurantes, a regra é cada um pagar a sua conta, mas, se for em casa, programe um rodízio para que ninguém fique escrava do fogão ou contrate uma profissional para atender a todos. Divida as despesas de forma igualitária e combine antes o que é de uso pessoal e o que é de uso comum. O melhor é guardar em locais diferentes para não haver confusão.

- Produtos de higiene e beleza costumam ser estritamente pessoais. Tente respeitar essa regra de ouro e só use o que for oferecido.

- Carros alugados pelo grupo são de uso de todos, por isso defina bem quem serão os motoristas, quais os roteiros programados e quais os melhores horários.

- Evite grandes discussões com seu marido ou namorado em público. Apesar de estarem dividindo o mesmo teto com você, os outros não querem entrar num clima ruim.

- Controle seus filhos. Não deixe que eles passem dos limites com os outros e sempre que possível surpervisone os filhos dos outros para evitar acidentes.

- Em caso de incidentes, não se desespere. Procure um hospital próximo (tente se informar sobre o melhor atendimento com antecedência) e faça todo o procedimento necessário. Lembre-se que para tudo tem jeito e até os pequenos sustos rendem boas histórias.

- Haja com a serenidade que as férias pedem. Lembre-se que esse é o momento que você separou para descansar sua mente e seu corpo das atribulações cotidianas. Busque o consenso, a tolerância e a paz com todos.

- Nos momentos de conflito iminente, lembre-se que a viagem foi um investimento que você decidiu fazer, por isso o melhor é aproveitar bem aqueles dias que ficarão marcados como bons ou maus. Antes de estragar suas férias (ou deixar que alguém estrague) avalie se o motivo realmente compensa o desgaste.

Fonte: Papo Íntimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário