sábado, 28 de abril de 2012

LONGEVIDADE X IMORTALIDADE



LONGEVIDADE  x  IMORTALIDADE

Mario Gentil Costa

L
ongevidade é meta prioritária de todos os humanos. Ninguém quer morrer cedo, e, embora o paradoxo, ninguém quer ser velho ou aceita sem protestos os sinais do envelhecimento. A aparência jovem - ou seus simulacros - comanda as preocupações e determina ou justifica qualquer sacrifício. Daí tanto campo para as técnicas cirúrgicas de rejuvenescimento, tais como os liftings, os botoxes, as lipoaspirações, os silicones, as plastias em geral. Mesmo que isso envolva riscos e já tenha resultado em óbitos, vale tudo na luta inglória contra os inexoráveis estragos do tempo. São raros os testemunhos de gente famosa que se recusa a essas práticas, como o de um certo ator, que, diante da cautelosa sugestão de uma fã ou de uma repórter, teria declarado ser contra tais artifícios por considerar cada uma de suas rugas - que de fato não são poucas - uma medalha adquirida em sua guerra pela sobrevivência. Admirável!

A ânsia pela vida longa cresce diante da constatação de que algumas espécies, tanto na fauna quanto na flora, são capazes de viver séculos. Afinal, por que só a gente - que se tem na orgulhosa conta de ser a obra favorita da "criação" - tem de pagar o preço de uma morte comparativamente precoce, se até um estúpido molusco pode viver 400 anos, como foi divulgado recentemente. Para se ter idéia do quanto essa concha, chamada Quahog, já viveu, basta lembrar que é contemporânea de Shakespeare. Isso, por acaso, é justo? Pode até não ser, mas parece ter explicação científica. Segundo as conclusões do pesquisador Leonard Hayflick, o envelhecimento decorre do desgaste no metabolismo celular. Um ser vivo permanece saudável enquanto suas células conservam a capacidade de se reproduzir à perfeição. E esse fac-símile decai com a seqüência da repetição. Seria, em analogia exagerada e grosseira, como se sucessivas cópias-carbono servissem de matriz para o similar subseqüente; as imperfeições serão crescentes e inevitáveis. De resto, o número de vezes que uma célula pode replicar-se é programado por seus genes.

Além desse fator genético, a duração de cada ser depende da intensidade com que ele consome suas reservas de energia, ou seja, quanto mais intenso esse metabolismo, mais curta será sua vida. Um exemplo ilustrativo é o beija-flor, que, para sustentar-se parado no ar, bate as asas noventa vezes por segundo e, para isso, consome uma média de 6.000 calorias diárias. Pois bem. O preço que ele paga pelo privilégio dessa façanha de beleza plástica incomparável é viver a média de dois anos, ao passo que um canário, que se contenta em cantar, vive vinte, e um papagaio, que se dedica a repetir gracinhas e palavrões, pode chegar aos oitenta. Já a baleia, que tem energia calórica de sobra, chega facilmente aos 100 anos. Mas a regalia maior - ou mais injusta - coube a uma tartaruga chamada "Harriet", levada por Charles Darwin das Ilhas Galápagos para a Inglaterra, e que faleceu no ano passado aos 175 anos.

Tudo isso aponta para o aparente erro estratégico que os humanos cometem ao priorizar o rendimento máximo nos esportes competitivos. Ficará a cargo do futuro, provar que as atuais gerações de gloriosos medalhistas olímpicos, maratonistas e similares viverão menos. Tudo faz crer que a atividade física, praticada moderadamente e sem objetivos de bater sempre os recordes anteriores - como se o ser humano não conhecesse limites - é o segredo da longevidade sadia. As reações químicas intracelulares, através das quais o organismo humano sintetiza energias, também produzem os chamados radicais-livres que levam à oxidação celular e, em conseqüência, ao envelhecimento do corpo.

Existe um outro aspecto pouco cogitado, por remeter a indagações de ordem mais filosófica que biológica, como se, por detrás de tudo, prevalecesse um determinismo ontológico de ordem cósmica: "No estágio atual da evolução, o ser vivo, cumprindo inconscientemente as leis imutáveis do Ciclo de Krebs - nascer, crescer, reproduzir-se e morrer - preserva-se saudável até o período em que se reproduz e assegura a permanência de sua espécie. Depois, disso, por mais que lute e resista, ele, como indivíduo, entra num lento processo de falência orgânica até o momento de ceder espaço ao seu sucessor. Assim é a vida, por mais que as religiões e seus arautos nos acenem com perspectivas de sobrevivência eterna. Esta é minha honesta maneira de ver. E vale para todos, inclusive para os vegetais.

Por fim, foi encontrada no Brasil uma árvore, o Jequitibá-Rosa, que já completou 3000 anos. Quando Cristo teria pisado o planeta, ela já contava 1000. Mas como não existe imortalidade, ela também morrerá...

OBS: 

O autor do texto Mario Gentil Costa, reside em Florianópolis, SC, é médico otorrinolaringologista, com CRM: SC339(ativo)

 


HOJE DIA 29 DE ABRIL NOSSA COMPANHEIRA FÁTIMA SUELY ESTÁ SOPRANDO VELINHAS


Hoje, DIA 29 DE ABRIL, nossa companheira FÁTIMA SUELY  domadora do companheiro MARCOS GUEDES está soprando velinhas e esse blog como legítimos representante do nosso clube de Lions deixa aqui registrado muitos e muitos votos de felicidades e sonhos realizados, votos esses extensivos aos seus filhotes e demais familiares. 


CUMPRIMENTE-A PELOS NÚMEROS 

88810025/88810024/32213093


PARABÉNS E FELICIDADES FÁTIMA SUELY

sexta-feira, 20 de abril de 2012

HOJE DIA 20 DE ABRIL NOSSO COMPANHEIRO EUSTÁQUIO ESTÁ SOPRANDO VELINHAS

  


HOJE DIA 20 DE ABRIL, nosso companheiro EUSTÁQUIO LUCENA está ficando muito mais experiente e destarte esse blog que é o legítimo representante do nosso clube, deixa aqui registrados os mais sinceros votos muitas e muitas felicidades, votos esses extensivos à sua querida RITA, filhotes e filhota.



 PARABENIZE-O ATRAVÉS DOS NÚMEROS 

96912255/32349379

PARABÉNS  E FELICIDADES EUSTÁQUIO

quarta-feira, 18 de abril de 2012

segunda-feira, 16 de abril de 2012

HOJE DIA 16 DE ABRIL: BRASIL 50 ANOS DE LEONISMO


A História do Leonismo no Brasil

Em dezembro de 1951, Nivaldo Navarro da Associação Internacional, estava em visita ao Lions Clube de Montevidéu, Uruguai com a missão de difundir o Leonismo na costa do Atlântico.

Por isso, conclamou os companheiros uruguaios para que se interessassem na fundação de um clube no Rio de Janeiro.

Na oportunidade, ocorreu uma feliz coincidência. Encontrava-se naquela capital, um ilustre brasileiro, Dr. Armando Fajardo, que ali fora assistir uma prova clássica de turfe que tem o seu nome.

O então presidente do clube uruguaio, Pedro Berro, também turfista, era amigo intimo de Fajardo. À vista do pedido de Navarro, o CL. Pedro Berro telegrafou a Fajardo que, após a prova, dirigira-se a Buenos Aires, Argentina.

O telegrama convidava Fajardo a fundar o Leonismo brasileiro e esclarecia que os leões uruguaios aguardariam a sua passagem por Montevidéu, para os entendimentos necessários.

Estes tiveram lugar no aeroporto de Carrasco, às quatro e meia da madrugada chuvosa, que dali partiu credenciado para a elevada missão.

No Rio de Janeiro, homem de negócio e da alta sociedade, não teve dificuldades em arregimentar cerca de 40 pessoas que com ele, em 16 de abril de 1952, em almoço festivo nos salões do Jockey Clube Brasileiro, receberam o titulo e o distintivo de Leões.

O Brasil não se encontrava distante do Leonismo. Enquanto se processavam os entendimentos no Uruguai, tanto no Rio como em São Paulo, vários cidadãos, conhecedores das atividades do Lions, procuravam, isoladamente, trazê-lo para cá. De todos, o que mais se adiantou, foi o CL. Floriano Peixoto Santos, de São Paulo. Em viagem que fizera ao EUA. conheceu de perto nossa organização e tempos depois, já de volta, entreteve correspondência com Roy Keaton, Diretor Geral, manifestando-lhe o desejo de organizar um clube em São Paulo, que já possuía diversas adesões de amigos. Pela resposta recebida, Floriano foi informado que era pensamento da Associação iniciar o movimento no Rio de Janeiro, em virtude de ser, na época, a capital do Brasil.

Nesse meio tempo Fajardo hasteia a Bandeira do Leonismo e Floriano por indicação de Chicago, é posto em contato com os companheiros cariocas.

Assim começa a história do segundo clube brasileiro, fundado com 56 pessoas em 23 de julho do mesmo ano de 1952, tendo a frente o CL Floriano, ostentando, merecidamente, o título de fundador do Lions Paulista.


DADOS HISTÓRICOS:


De acordo com a deliberação da II Convenção Nacional de Lions Clube, em São Paulo(1955), o dia

16 de abril
é o
"
DIA DO LEONISMO NACIONAL"

porque nesta data se deu a fundação do primeiro clube do Brasil, o do Rio de Janeiro.




O HEMONORTE ESTÁ PRECISANDO MUITO DE SUA AJUDA !




O Hemonorte está precisando de sangue tipos AB Positivo e AB Negativo.

Sangue é vida, sangue é urgência

Atendemos todos os hospitais do Rio Grande do Norte

por isto precisamos muito de vocês.

sábado, 7 de abril de 2012

ONTEM, DIA 6 DE ABRIL, NOSSA COMPANHEIRA FÁTIMA CAMPOS SOPROU VELINHAS





ONTEM DIA 6 DE ABRIL nossa companheira FÁTIMA CAMPOS soprou velinhas e por motivos técnicos alheios a nossa vontade somente hoje é que estamos postando essa mensagem desejando para ela muitos e muitos votos de felicidades e sonhos concretizados, votos esses extensivos ao seu companheiro PAULINHO CAMPOS, seus filhotes, neta e toda sua querida família.

Felicite-a pelos números

32015785/99119059/91936113



PARABÉNS E FELICIDADES FÁTIMA CAMPOS

quarta-feira, 4 de abril de 2012

segunda-feira, 2 de abril de 2012

HOJE DIA 2 DE ABRIL NOSSO COMPANHEIRO MARCOS LACERDA ESTÁ APAGANDO VELINHAS



HOJE DIA 02 DE ABRIL nosso companheiro MARCOS LACERDA está apagando velinhas e destarde maneira esse blog como legítimo representante do nosso clube deixa aqui registrado os mais sinceros votos de felicidades como também desejos realizados, votos esses extensivos à sua domadora MADALENA, filhotes, filhotas e genros.

VAMOS FELICITÁ-LO ATRAVÉS DOS NÚMEROS

96881368/99172732/32024737

PARABÉNS E FELICIDADES MARCOS LACERDA


domingo, 1 de abril de 2012

ESSA É A SEMANA DA PÁSCOA - FELIZ PÁSCOA PARA TODOS



ESTÃO SOPRANDO VELINHAS NESSE MÊS DE ABRIL


O blog do LIONS CLUBE NATAL SUL aproveita a oportunidade para felicitar os companheiros e seus familiares que aniversariam nesse mês de Abril.


Dia......... Companheiro(a)


02.........Marcos Lacerda

03 ........Serginho Tawfic

06 ........Fátima Campos

10 ...... Vanessa (filhota dos companheiros Flavio Marcio e Vilma)

15 ....... Cristiane (filhota dos companheiros Ramzi e Aninha)

20 ....... Eustáquio Lucena

24 .......Marcelly (filhota dos companheiro Marcelo e Aigara)

25 .......Renata (filhota dos companheiros Nazareno e Joyce)

26 .......Diego (filhote dos companheiros Fred e Adélia)

29 ... Fátima Suely Miranda companheira do CL MARCOS GUEDES

EFEMÉRIDES DO MÊS DE ABRIL

Dia 01/Abril

# Dia da Mentira
# Dia do Humorismo

# Fatos históricos:

Dia da Abolição da Escravidão dos Índios (1680)

Dia 02/Abril

# Dia Mundial do Livro Infanto-Juvenil

# Fatos históricos:

Assinatura do Tratado do Atlântico Norte, OTAN (1949)

Dia 04/Abril

# Dia do Parkinsoniano

Dia 05/Abril

# Dia do Propagandista

Dia 07/Abril

# Dia da Rádio Patrulha
# Dia do Corretor
# Dia do Médico Legista
# Dia Mundial da Saúde
# Dia do Jornalismo

# Fatos históricos:

Dia do Fico (1831)

Dia 08/Abril

# Dia do Correio
# Dia da Natação
# Dia do Desbravador
# Dia do Profissional de Marketing
# Dia Mundial do Combate ao Câncer

# Fatos históricos:

Dia de lembrança do Holocausto (2ª Guerra Mundial)

Dia 09/Abril

# Dia nacional do aço

Dia 10/Abril

# Dia da Engenharia
# Dia da OIT (Organizacao Internacional do Trabalho)

Dia 12/Abril

# Dia do Obstetra

# Fatos históricos:

O primeiro homem viaja no espaço, o russo Yuri Gagarin (1961)

Dia 13/Abril

# Dia Internacional do Beijo
# Dia dos Jovens
# Dia do Office-Boy
# Dia do Hino Nacional Brasileiro

# Fatos históricos:

Fundação de Fortaleza-CE (1726)
Dia da primeira execução do Hino Nacional Brasileiro (1831)

Dia 14/Abril

# Dia do Pan-Americano
# Dia intenacional do Café

Dia 15

# Dia Mundial do Desenhista
# Dia Nacional de Conservação do Solo

Dia 16/Abril

# Dia do Lions Club

Dia 18/Abril

# Dia Nacional do Livro
# Dia do Amigo
# Dia de Monteiro Lobato

# Aniversariantes famosos: Monteiro Lobato (1882)

Dia 19/Abril

# Dia do Índio

Dia 20/Abril

# Dia do Diplomata
# Dia do Disco

Dia 21/Abril

# Dia do Café
# Dia do Metalúrgico
# Dia do Policial Civil e Militar
# Dia da Latinidade

# Fatos históricos:

Inauguração de Brasília-DF (1960)
Dia de Tiradentes, morto em 1792

Dia 22/Abril

# Dia da Comunidade Luso-Brasileira
# Dia da Força Aérea Brasileira
# Dia da Aviação de Caça
# Dia do Jornalista
# Dia do Planeta Terra

# Fatos históricos:

Dia do Descobrimento do Brasil (1500)

Dia 23/Abril

# Dia do Escoteiro
# Dia Mundial do Livro
# Dia do Direito Autoral

# Fatos históricos:

Criação da Academia Militar (1911)

Dia 24/Abril

# Dia Internacional do Jovem Trabalhador
# Dia do Agente de Viagem
# Dia de São Jorge

Dia 25/Abril

# Dia da Organização das Nações Unidas, ONU
# Dia do Contabilista
# Dia internacional do Radioamador

# Fatos históricos:

Data Nacional de Portugal

Dia 26/Abril

# Dia Mundial das Nações
# Dia do Engraxate
# Dia do Cultivador

# Fatos históricos:

Rezada a primeira missa no Brasil (1500)

Dia 27/Abril

# Dia da Empregada Doméstica
# Dia Mundial do Teatro
# Dia do Educador Sanitarista

Dia 28/Abril

# Dia da Sogra
# Dia da Educação
# Dia do Cartão Postal

Dia 30/Abril

# Dia do Ferroviário
# Dia Nacional da Mulher

# Fatos históricos:

Criação da Organização dos Estados Americanos, OEA (1948)